Troca de dentes nos cães

Você tem ou deseja ter um filhote em casa? Se sim, este post é para você!

Depois da chegada do filhote, da sua adaptação ao novo ambiente e do ciclo completo de vacinas, começa uma nova fase de novidades: a troca dos dentes. Os filhotes apresentam 28 dentes de leite que mais tarde serão substituídos pelos dentes permanentes. Um cão adulto tem, em sua grande maioria 42 dentes (20 no maxilar e 22 na mandíbula).

Quando acontece a troca dos dentes?

Acontece por volta do quarto ao sexto mês de idade. Os dentes da fase inicial são finos, pontiagudos e machucam com mais facilidade. Já os dentes permanentes são maiores, mais resistentes e serão os dentes definitivos por toda a vida do animal, e por esse motivo requerem cuidados diários.

Você também precisa saber:

Provavelmente você sentirá mudanças no comportamento de seu animal. Nessa fase é normal a presença de mau hálito e eventual sangramento gengival. Normalmente não observamos os dentes trocados porque o animal irá engoli-los durante a mastigação dos alimentos, mas eventualmente poderemos encontrar alguns deles caídos pelo chão da casa.

É de extrema importância o cuidado com os dentes dos caninos, sempre fazer a escovação adequada para evitar os famosos tártaros.

Post Author: Lays

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *